Cruz das Almas-Ba, 20/01/2025 14:02
Siga, Curta e Compartilhe!

Registros Históricos

Veja Alguns Registros Fotográficos de Nossa História!

Memorial Digital!

Álbum de Fotos

Pessoas, Lugares e Objetos

Pessoas

Jacinta Passos

JACINTA PASSOS, Escritora, Jornalista e Militante Política, seu nome foi dado a uma Rua com homenagem.

Antônio de Souza

Antônio de Souza, soldado Cruzalmense que lutou na 2º Guerra Mundial. Tem um estatua em sua homenagem na Praça do expedicionário.

Galeno D’ Avelirio

Galeno D’ Avelirio, Escritor, poeta e jornalista a Casa da Cultura tem o nome dele em sua homenagem.

Manoel Caetano da Rocha Passos

Deputado Estadual

Nascimento: 23/10/1884, fazenda campo limpo, cruz das almas-ba.

Filiação: Temistócles da Rocha Passos e Jacinta Veloso da Rocha Passos.

Jorge Guerra

Foi Prefeito de Cruz das Almas, eleito em 1950, e exerceu o mandato de 1951 a 1955. Elegeu-se Vereador em 1954, para o mandato de 1955 a 1959. Voltou a se eleger Prefeito em 1962, exercendo o mandato de 1963 a 1964, quando, da instalação do regime militar, foi levado a renunciá-lo. Foi Vereador de 1955 a 1959.

João Gustavo da Silva

João Gustavo da Silva – Comerciente e Vereador – Seu nome foi dado a uma Rua.

Agnaldo José Damasceno

SR. DAMASCENO

Agnaldo José Damasceno nasceu em 14 de dezembro de 1926 na cidade de Muritiba- BA. Filho de Lauro José Damasceno e Luiza Amália Damasceno, era o mais novo dos cinco filhos do casal.
Frequentou escola apenas até o quinto ano primário, mas o dom para o comércio foi visto desde cedo. Ainda menino, já trabalhava no mercado da cidade, vendendo frutas, carvão, engraxando sapatos e fazendo pequenos serviços.
Como tinha familiares residentes em Marcionílio Souza- BA, vislumbrou a oportunidade de trazer daquela cidade, em viagens de trem que duravam três dias, mercadorias, fumo de corda, carvão e candeeiros para comercializar em Muritiba.
Nessas idas e vindas buscando mercadorias, conheceu a jovem Antonieta, com quem namorou, casou e teve sete filhos. Mais tarde com o falecimento de sua esposa foi pai de mais quatro filhos.
Desde a juventude foi um comerciante conhecido e respeitado na cidade de Muritiba. Posteriormente, no ano de 1955, estabeleceu-se em Cruz das Almas- BA, inaugurando a CASA DAMASCENO, concentrada no ramo de material de construção, móveis e variedades.
Dando continuidade à sua trajetória, sempre bem sucedida, em 1962 transformou o seu comércio em loja de departamentos, uma das mais visitadas por clientes de toda a região. Na nova fase, incluiu entre os produtos novas linhas de móveis, eletrodomésticos, motos, bicicletas…
A inquietação é característica dos empreendedores. Em 1970, deu um salto que foi um orgulho para Cruz das Almas, fundou a PLAVEMA- Planalto Veículos e Máquinas Ltda, uma concessionária da rede Chevrolet. Três anos depois a PLAVEMA já estava instalada em uma moderna sede nas margens da BR 101, com nível equivalente ao das grandes concessionárias do estado da Bahia.
Como todo empreendedor não se esquivou em modernizar o seu comércio, e em 1994 inaugurou na Avenida Alberto Passos, o primeiro Shopping Center da região. O mesmo contava com 44 lojas de grifes nacionais e internacionais, restaurantes e ocupando todo o andar térreo, a sua grande loja de departamentos.
AGNALDO JOSÉ DAMASCENO sempre teve em vida simples, especialmente voltada para o trabalho. Maçom, gostava muito de ler, fazer caminhada e atividade física.
Esse grande cidadão faleceu em 21 de setembro de 2014 aos 88 anos de idade, deixando um vasto exemplo para filhos, netos e bisnetos. E lições para o comércio de Cruz das Almas e região.

Dina Passos

Dina Passos, professora e vereadora. A medalha oferecida pelo Poder Legislativo no dia da mulher leva seu nome como homenagem.

Coronel José Batista da Fonseca

O Coronel José Batista, foi Prefeito e em sua homenagem foi dado o nome de uma rua e também da conhecida mata de Czuzinha.

*Biografia completa no menu: Poderes Constitucionais.

Poder Executivo

Crisógno José Fernandes

Crisógno José Fernandes

Foi prefeito nomeado de Cruz das Almas em 1930. Foi um grande fazendeiro produtor de café em Conceição Velha, antigo território de Maragojipe, chegando a conquistar medalha de ouro numa Exposição Internacional da Filadélfia, nos Estados Unidos da América,

Dr. Orlando Peixoto Pereira

ORLANDO PEREIRA, O MÉDICO DE CRUZ DAS ALMAS

Dr. Orlando Peixoto Pereira nasceu em 19 de dezembro de 1929, na cidade heróica de Cachoeira, veio para Cruz das Almas em 1955 e aqui estabeleceu-se como médico e tornou-se um ilustre cidadão cruzalmense, casado com Dona Alcina Antar Pereira (de saudosa memória), é pai de 04 filhos (Orlandinho, Silvana, Olga e Marcus Vinicius), avô de quatro netas e bisavô de Nina.

Dr. Orlando exerce a sua profissão há quase 70 anos, o mais antigo médico em atividade na região e um dos mais antigos na Bahia.

Seu nome é uma referência, escola para os muitos residentes, estagiários e profissionais da Saúde que tiveram e tem a honra de com ele trabalhar. Tem uma folha extensa de relevantes serviços prestados à população do Município e região.

Por muitos anos, trabalhou no Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso da Santa Casa de Misericórdia, onde recebeu várias homenagens por sua colaboração para com a instituição.

Querido e sempre participante da sociedade cruzalmense, frequentou com alegria os antigos bailes do Cruz das Almas Clube e é um dos fundadores do Clube de Campo Laranjeira.

Uma curiosidade: recentemente, Dr. Orlando foi homenageado pelo Bradesco por ter sido o primeiro cliente pessoa física a ter conta corrente na agência de Cruz das Almas.

Dr. Orlando é conhecido e lembrado por atender a todos e todas, sem distinção, desde a gestante, a parturiente, a criança, ao jovem, ao idoso; dá-lhe prazer poder atender quem a ele procura. Era muito comum as pessoas baterem na janela de sua residência, nas madrugadas, recorrendo a ele por socorro médico. E, sempre à disposição como um bom discípulo de Esculápio, lá ia Dr. Orlando atender ao necessitado. A vida de Dr. Orlando só pode ser resumida num livro de muitas páginas contendo as vidas que ele ajudou a vir ao mundo, vidas que ajudou a salvar, vidas que ele cuidou, vidas que ele construiu, vidas que ele inspirou e ainda inspira. 

Temente a Deus, está sempre presente nas missas a cumprir os seus compromissos de fé para com a Igreja Católica. Na vida secular, é torcedor do Bahia, um apreciador da boa música e das artes em geral.

Como cidadão, Dr. Orlando é para todos nós um exemplo de homem, de ética, de bondade, de cuidado com o próximo. Dr. Orlando Pereira é um exemplo e um orgulho para os cruzalmenses!

Lugares

Estação de Pombal

Mercado Municipal

Praça Senador Temístocles anos 90

Primeira AGÊNCIA BB ANTIGA NA RUA JB DA FONSECA