A história da Igreja Católica em Cruz das Almas

A Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso foi criada por alvará do Príncipe Regente Dom João, em 22 de janeiro de 1815, sob o título inicial de Freguesia de Cruz das Almas, desmembrada da Freguesia do Outeiro Redondo (Município de São Felix).
Considera-se que o seu primeiro vigário foi o Padre Teodósio Correia Mendes Ferreira, que, como vigário encomendado, assinou em 1815 em Livro do Outeiro Redondo que cita Cruz das Almas. Posteriormente, o Padre José A. Cerqueira de Mato Grosso foi o primeiro a assinar o Livro de Escrituração de Cruz das Almas, separado do Livro do Outeiro Redondo, sendo assim considerado o segundo vigário da Freguesia.
Na sequência de dirigentes paroquiais vieram o Padre Pedro, Padre Francisco, Cônego Antônio da Silveira Franca (que foi o primeiro prefeito de Cruz das Almas), Padre Pelegrino, Padre Finelon, Padre Tancredo Barboza, Padre Francisco Dória Reis, Padre Deraldo Esteves de Lima, Monsenhor José de Souza Neiva, Padre Gil André Peixinho Vieira, Padre Joelson Alves de Andrade, Padre Josevaldo Carvalho Nascimento e Padre Jurandir da Silva Paz.
Os Padres Julião Edward Josef Claes, Adeilson Borges Alves, Frei Ronaldo Marques Magalhães, Antônio Rebouças Santana, Adilson Silva dos Santos, Genivaldo Costa da Cunha e Dvanildo de Jesus Ribeiro serviram na Paróquia Nossa Senhora. do Bom Sucesso como Vigários Paroquiais.
Os Diáconos Permanentes Lourival Cerqueira Almeida, Manoel de Almeida Mendes, Washington Murilo Carvalho Peixoto, Marcos Paulo dos Santos Sena, Hélio Barbosa Souza e Sdney Santiago da Silva também serviram, ou servem, na Paróquia.
É importante salientar que algumas das comunidades da Paróquia foram desmembradas oficialmente no dia 10 de outubro de 2010, sendo Eregida a nossa Paróquia São José, situada a Matriz no Bairro da Coplan, bairro da Cidade de Cruz das Almas
A paróquia integrou a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, da qual se desligou no ano de 2018 em virtude da ereção da Diocese de Cruz das Almas.
É sediada na Catedral da Diocese de Cruz das Almas (Paróquia-Catedral) e é composta pelas comunidades paroquiais: Mãe Rainha (bairro Areal), Nossa Senhora Aparecida (comunidade da Linha), Nossa Senhora das Graças (comunidade dos Poções), Nossa Senhora de Lourdes (bairro Ana Lúcia), Sagrada Família (bairro Suzana), Sagrado Coração de Jesus (bairro Tabela), São Benedito (comunidade da Sapucaia), São Lázaro (bairro Tesoura), São Francisco (Rua J.J Seabra/ Praça João XXIII/Rua 02 de Julho/Bairro Lauro Passos/comunidade Passinhos).
As ações paroquiais acontecem via pastorais (da Comunicação, do Idoso, da Juventude, do Dízimo, da Criança, Familiar, Bíblico-Catequética, dos Coroinhas, Conipa, entre outras), associações (Apostolado da Oração, Legião de Maria, entre outros) e movimentos (Terço dos Homens, Escalada, Mãe Rainha, entre outros).
No dia 21 de fevereiro de 2021 foi criada a Area Pastoral São Roque, dentro do território da Paroquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, com o objetivo de fomentar a evangelização para que posteriormente ser criada uma nova paróquia dentro da cidade de Cruz das almas., sendo o Padre Dvanildo Ribeiro o grande motivado da Ação missionário desta Area de Pastoral, tenho o apoio de Participação do Diácono Permanente Sdney Santiago da Silva.
A Área Pastoral São Roque, com sede na Comunidade de São Roque na Chapadinha, além da citada Comunidade, é composta das seguintes Comunidades Urbanas: Comunidade de Santo Antônio, Comunidade de Nossa Senhora de Fátima (Sorriso) e Comunidade Nossa Senhora das Graças (Dona Rosa); bem como das Comunidades Rurais: Comunidade de São Roque (Cadete), Comunidade de Santo Antônio (Caminhoá), Comunidade do Bom Jesus (Tapera), Comunidade de São Roque (Combê). Comunidade Bom Jesus (Corta Jaca), Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Engenho de São João), Comunidade de Santo Antônio (Tintureiro), Comunidade de Nossa Senhora das Candeias (Três Bocas), Comunidade do Bom Jesus (Tuá), Comunidade Deus Menino (Vapor). Assim, a Região Pastoral é composta de 14 Comunidades.
A Área Pastoral conta com a Pastoral do Dízimo, Pastoral Familiar, Pastoral Social, Terço dos Homens, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística. Pastoral Catequética, Legião de Maria, Movimento da Mãe Rainha, Pascom, Pastoral do Acolhimento, Pastoral dos Coroinhas, Equipes de Celebrações. Algumas têm iniciativas formativas, encontros de espiritualidade, encontro com a Juventude, atividades missionárias de visitas e orações nas casas e atitudes de generosidade e partilha.
 
A Diocese de Cruz das Almas foi criada pela Santa Sé no dia 22 de novembro de 2017 pela Constituição Apostólica “Ut Crescat” do Papa Francisco. Localizada no Recôncavo da Bahia, distante 146 quilômetros da capital Salvador, foi desmembrada do território da Arquidiocese Primaz de São Salvador da Bahia.
A instalação da nova Diocese foi realizada no dia 28 de janeiro de 2018 durante Celebração Eucarística presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Anielo, quando também aconteceu a posse do primeiro Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto.
Com população estimada em 324.392 habitantes e uma área de 2.409 km2, a Diocese de Cruz das Almas tem como padroeira, Nossa Senhora do Bom Sucesso, e é composta por 17 paróquias, 185 comunidades e 10 municípios, a saber: Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu e Saubara.

A primeira manifestação pública sobre a possibilidade de criação de uma Diocese para atender a região Recôncavo da Bahia ocorreu no dia 02 de fevereiro de 1977, na cidade de Santo Amaro da Purificação (BA), em pronunciamento do Reverendíssimo Senhor Cardeal Dom Avelar Brandão Vilela, então Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.
Em 2008, após viagem empreendida ao Recôncavo da Bahia pelo Reverendíssimo Senhor Bispo Dom Lorenzo Baldisseri, então Núncio Apostólico para o Brasil, ficou definido que a sede episcopal da futura diocese seria localizada no Município de Cruz das Almas.
Uma das providências que se fez necessária para a instalação da Diocese foi a alteração da data da Festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso, escolhida como Titular da Catedral e da Diocese. Como outras paróquias da nova Diocese, à exemplo de Sapeaçu, Governador Mangabeira e Cachoeira, também festejam Nossa Senhora em 08 de dezembro, optou-se, a partir de 2010, pela celebração da festa da Mãe do Bom Sucesso no dia 15 de setembro. Para tanto houve necessidade da sanção da Lei Municipal N° 2109/2010 instituindo a mudança do feriado do dia da Padroeira.
A primeira comunicação formal sobre a ereção da Diocese chegou a São Salvador da Bahia mediante carta do Reverendíssimo Núncio Dom Giovanni d’Aniello, destinada ao Reverendíssimo Arcebispo Dom Murilo S. R. Krieger. Comunicação datada de 03 de fevereiro de 2017, portanto, um dia após ter sido completado os 40 anos do anúncio inicial de 02 de fevereiro de 1977!
Finalmente, ainda por intermédio do Reverendíssimo Arcebispo Dom Murilo S. R. Krieger, a comunidade cristã católica do Recôncavo da Bahia recebeu no dia 22 de novembro de 2017 a comunicação de que o Santo Padre, o Papa Francisco, erigiu a nova Diocese de Cruz das Almas, nomeou o seu primeiro Bispo, o reverendíssimo Dom Antônio Tourinho Neto e determinou a sua instalação no dia 28 de janeiro de 2018. Foi a concretização do sonho de mais de 40 anos dos cristãos católicos da região.

Cabaceiras do Paraguaçu – São João Batista e Santo Antônio (Geolândia);
Cachoeira – Nossa Senhora do Rosário e São Tiago (Santiago do Iguape);
Cruz das Almas – Nossa Senhora do Bom Sucesso e São José (Coplan);
Governador Mangabeira – Nossa Senhora da Conceição;
Maragogipe – São Bartolomeu e Nossa Senhora da Vitória (São Roque do Paraguaçu);
Muritiba – São Pedro do Monte;
Santo Amaro da Purificação – Nossa Senhora da Purificação, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Oliveira (Oliveira dos Campinhos), e Nossa Senhora da Soledade (Acupe);
São Felix – Senhor Deus Menino;
Sapeaçu – Nossa Senhora da Conceição;
Saubara – São Domingos de Gusmão;
Fontes:
PARÓQUIA Nossa Senhora do Bom Sucesso: Cruz das Almas. Diocese de Cruz das Almas. Disponível em: < https://www.pnsbs.com.br/ > Acesso em: 20 out. 2022.
SANTANA, Alino Matta. Alguns dados sobre nossa Paróquia. O Bonsucesso, Cruz das Almas, ano VII, n.92, p. 3, julho 2008.
SOUZA, Luiz Francisco da Silva. A Virgem Mãe do Bom Sucesso: Padroeira de Cruz das Almas (BA) e Titular da sua Diocese. Cruz das Almas: Gráfica Nova Civilização, 2021. 98 p. il.
 
															Nossa proposta, é a preservação e divulgação da memória histórica e cultural de Cruz das Almas através de acervo digital documental e iconográfico.
Copyright © 2023. Todos os Direitos Reservados ao Memorial de Cruz das Almas – Ba