Cruz das Almas-Ba, 14/11/2024 05:27
Siga, Curta e Compartilhe!

Embrapa Mandioca e Fruticultura

Unidade de Cruz das Almas - Ba

A EMBRAPA

A Embrapa Mandioca e Fruticultura surgiu a partir do Instituto Agronômico do Leste (IAL), implantado na década de 1950, integrante da rede de institutos de pesquisa agropecuária do Ministério da Agricultura, que posteriormente passou a ser denominado de Instituto de Pesquisa e Experimentação Agropecuária do Leste (Ipeal). Sua missão era desenvolver tecnologias para a agricultura regional. Destacava-se, na época, o trabalho com a citricultura.

A unidade de pesquisa foi instituída oficialmente em 13 de junho de 1975 e instalada em 1977, com o objetivo de executar e coordenar pesquisas para o aumento da produção e da produtividade, a melhoria da qualidade dos produtos, a redução dos custos de produção e a viabilização do aproveitamento de áreas subutilizadas para mandioca e fruteiras tropicais. Passou, assim, a ter uma missão focada em culturas (atualmente mandioca, citros, abacaxi, banana, mamão e maracujá) e com abrangência nacional.

Ocupa uma área de 260 hectares e dispõe de moderna infraestrutura que inclui 16 laboratórios, casas de vegetação, estufas, telados, biblioteca, centro de treinamento de mandioca e campos experimentais com nove coleções de espécies e variedades de mandioca e fruteiras, compostas por mais de quatro mil acessos. Conta com 175 empregados, sendo 64 pesquisadores. Na área de suporte à pesquisa, são 44 analistas, 29 técnicos e 38 assistentes em laboratórios, campo experimental e setores administrativos.

O corpo de pesquisadores tem sólida formação acadêmica, com ampla experiência em áreas que vão desde recursos genéticos até a socioeconomia, passando por melhoramento genético, fitotecnia, fitossanidade, nutrição vegetal, irrigação, fisiologia vegetal e manejo pós-colheita. Já no suporte à pesquisa, atuam nos laboratórios, campos experimentais e setores administrativos os analistas, com formação universitária, diversos com pós-graduação e os técnicos e assistentes.

   A IMPORTÂNCIA DA EMBRAPA PARA CRUZ DAS ALMAS

Em adição à sua missão de “viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, com foco em mandioca e fruteiras tropicais, em benefício da sociedade brasileira”, a presença da Embrapa é muito importante para o desenvolvimento do município de Cruz das Almas. Com os recursos orçamentários anuais estimados em aproximadamente 33 milhões de reais, incluindo empregos diretos, serviços terceiros (limpeza e vigilância), estagiários e jovens aprendizes, a empresa proporciona para o município, e outras cidades do Recôncavo da Bahia, impacto econômico positivo por meio do comércio, serviços e impostos.

A Embrapa Mandioca e Fruticultura contribui para a formação de recursos humanos através das oportunidades de estágios e bolsas de estudo para estudantes de nível médio e superior e pós-graduação. A empresa também é uma das instituições que integram a Rede Solidária Cruz: vamos cuidar de quem mais precisa! – uma rede que integra instituições públicas, privadas, entidades de classe e pessoas voluntárias para ajudar famílias cruzalmenses em situação de vulnerabilidade social, com doações de alimentos e itens de higiene. Vale ressaltar ainda a participação da instituição no Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam), cuja função é formular e controlar a execução das políticas públicas na área de meio ambiente.

  Chefes da Embrapa Mandioca e Fruticultura até a atualidade

   Raymundo Fonseca Souza (1975 – 1979);

 Mário Augusto Pinto da Cunha (1979 – 1985);

 Alino Matta Santana (1985 – 1988);

 Amélio Dall’Agnol (1989-1990);

 Orlando Sampaio Passos (1990 – 1995);

 Sizernando Luiz de Oliveira (1995 – 2000);

 Mário Augusto Pinto da Cunha (2000 – 2004);

 José Carlos Nascimento (2004 – 2009) in memoriam;

  Domingo Haroldo Reinhardt (2009 – 2015);

 Alberto Duarte Vilarinhos (2015 -2022).

 Francisco Ferraz Laranjeira Barbosa (2022 até o momento)

………………………………………………………………………………………………………………………..
Endereço: Rua Embrapa s/nº, Caixa Postal 007, CEP: 44380-000, Cruz das Almas, BA
Fone: + 55 (75) 3312-8048 | Fax: +55 (75) 3312-8097  | SAC

Galeria de Fotos

Fontes:

Redação: Memorial de Cruz das Almas
Leia mais em: www.almanaquecruzalmense.com.br

https://www.embrapa.br/mandioca-e-fruticultura/historia

Fim da Matéria
Acesse, Curta e Compartilhe Nossa História

LEIA OUTROS TEMAS

Aproveite para navegar um pouco mais, conheça sobre o que Cruz das Almas tem de melhor, seu povo e sua história!