Memorial Digital
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
DA IMPERIAL ESCOLA AGRÍCOLA DA BAHIA À UFRB.
A Escola de Agronomia começou a funcionar em Cruz das Almas em 10 de maio de 1943. Era Prefeito de Cruz das Almas o Dr. Luiz Eloy Passos.
Ao traçarmos uma linha do tempo na história do progresso de Cruz das Almas, não podemos deixar de estabelecer um marco divisório nela: o que ocorreu antes e depois da instalação, nesta terra, da Escola de Agronomia.
Apesar de toda a relação afetiva dos cruzalmenses para com a Escola de Agronomia, ela não é orgulho só de Cruz das Almas, mas de toda a Bahia. É a escola mais antiga da América Latina, sendo originária do Imperial Instituto Baiano de Agricultura, criado por D. Pedro II, através de decreto no 2.500-A, de 10 de novembro de 1859.
A criação da Escola de Agronomia foi pleiteada em 29 de novembro de 1860, pelos nobres do Império e foi instalada nos terrenos e edifícios do Engenho de São Bento das Lajes, em São Francisco do Conde, ficando ali até o ano de 1930, sendo transferida depois para Salvador e a seguir para Cruz das Almas.
A transferência da Escola de Agronomia para Cruz das Almas foi definida pelo decreto no 10821, de 1° de outubro de 1938, sob a interventoria do Agrônomo diplomado na Escola Agrícola da Bahia em 1914, Dr. Landulfo Alves de Almeida, interventor do Estado da Bahia que tinha como Secretário de Agricultura o Dr. Joaquim da Rocha Medeiros, também diplomado em 1914, naquela mesma Escola. Sem dúvida, a decisão do Dr. Landulfo Alves de transferir a Escola para Cruz das Almas resultou em expressivos impactos, que continuam a repercutir no desenvolvimento do município.
A área onde hoje se instalou a Escola de Agronomia foi desapropriada pelo Governo do Estado através do decreto-lei no 11.482, de 22 de novembro de 1939 que declarou de utilidade pública, para os fins previstos no decreto-lei no 10.821, de 1° de julho de 1938 e que criava a Escola de Agricultura e Medicina Veterinária em Cruz das Almas. A instalação da Escola de Agronomia em Cruz das Almas ocorreu em 1° de maio de 1943, conforme registrado na ata da primeira Sessão Solene para a inauguração da Escola de Agricultura e Medicina Veterinária da Bahia, em Cruz das Almas.
Assim, a Escola de Agronomia já recebeu as seguintes denominações:
» Imperial Escola Agrícola da Bahia (1875);
» Instituto Agrícola da Bahia (1904);
» Escola Média-Teórico-Prática de Agricultura da Bahia (1911);
» Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária (1916);
» Escola Agrícola da Bahia – EAB (1919);
» Escola de Agricultura e Medicina Veterinária da Bahia e posteriormente Escola Agronômica da Bahia (1941)
» Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia – EAUFBA (1967);
» Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB,
Criada através da Lei 11.151 de 29 de julho de 2005, tendo sido inaugurada no ano seguinte com a presença do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Sua reitoria está sediada em Cruz das Almas, no campus onde antes era a Escola de Agronomia da UFBA; porém, a UFRB está presente em várias outras cidades do Recôncavo da Bahia, com campi em Cachoeira, Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Santo Amaro e em Feira de Santana.
Fontes:
Redação: Memorial de Cruz das Almas
https://www.youtube.com/c/TVUFRB
Aproveite para navegar um pouco mais, conheça sobre o que Cruz das Almas tem de melhor, seu povo e sua história!
Nossa proposta, é a preservação e divulgação da memória histórica e cultural de Cruz das Almas através de acervo digital documental e iconográfico.
Copyright © 2023. Todos os Direitos Reservados ao Memorial de Cruz das Almas – Ba