Memorial Digital
FUTEBOL - CICLISMO - ATLETISMO - FISICULTURISMO - VÔLEI - HANDEBOL - BASQUETE - ARTES MARCIAIS E BOXE
O desportismo desde muito antigamente sempre foi um destaque em Cruz das Almas, nos seus mais variados segmentos. Há registro de que o primeiro time de futebol profissional de Cruz das Almas tenha sido fundado em 1916 e seu nome era “Paraizo do Brazil”.
FUTEBOL
A população lembra com saudade das equipes de futebol das décadas de 30, 40 50. Times como o Ipanema F.C., o Artistas F.C., o Bonsucesso F.C. e o Comercial F.C. Em 1967 foi fundado o Cruzeiro F.C., o “Azulão”, que chegou a ser campeão da série B do Baianão em 1998.
A cidade já teve 2 estádios: o Itapicuru e o Alberto Passos, hoje extintos. Atualmente tem o Estádio Municipal Carmelito Barbosa Alves, o Barbosão, que foi inaugurado em 1988 e Ginásio de Esportes Luiz Eduardo Magalhães.
CICLISMO E ATLETISMO
Nas décadas de 50, 60 e 70, era certo fazer parte da programação das festividades cívicas do município, tais como Independência do Brasil, Semana da Primavera ou Aniversário da Cidade, as competições como corridas a pé e de bicicleta.
FISICULTURISMO
Em 1964 nasceu em Cruz das Almas aquele que viria a ser uma das grandes referências do fisiculturismo baiano: Washington Antônio dos Santos, o Nego Tim. Na década de 90 foi Bi-Campeão Baiano de Fisiculturismo na Categoria Meio Pesado.
VÔLEI, HANDEBOL E BASQUETE
Estes esportes fizeram muito sucesso em Cruz das Almas nos anos 80, sobretudo com times, como o Abróba, formados por alunos do CEAT e da Escola de Agronomia.
Nos anos 90 e 2000, o destaque era o basquete, com times de alunos do Colégio Cruz das Almas e do Colégio Acadêmico. O Prof. Tonhe de Irineu, in memoriam, é uma referência desta época.
Atualmente, existe a LBCA – Liga de Basquete de Cruz das Almas.
ARTES MARCIAIS
Também um celeiro de atletas capaz de produzir campeões estaduais, nacionais e até internacionais, Cruz das Almas se destaca no Karatê, no Kung-fu e no Jiu-jitsu. Nomes como Gal, Arnaldo Neto, Crispim Almeida, Robson Araújo, são os baluartes do segmento no município.
Destaca-se também no município a existência de um Templo Ninja, coordenado pelo Mestre Anatalio Lao Shi que desenvolve, por iniciativa própria e sem fins lucrativos, um importante trabalho social junto às crianças da comunidade local.
BOXE
Cruz das Almas é a terra natal de um dos quatro brasileiros campeões mundiais de boxe. Trata-se de Valdemir dos Santos Pereira, apelidado de Sertão, é um pugilista brasileiro, campeão mundial da categoria “pena” e que conquistou o Cinturão de Campeão Mundial após vencer por pontos o tailandês Fahprakorb Rakkiatgym em 21 de janeiro de 2006 em Mashantucket, nos Estados Unidos.
Outro atleta que se destaca é o Washington Silva, nascido em Diadema/SP mas criado em Cruz das Almas, onde iniciou sua formação no esporte. Washington Silva foi o primeiro boxeador brasileiro a se classificar para os Jogos Olímpicos de Pequim, na China, em 2008.
Na atualidade, o representante desse legado de cruzalmenses campeões no Boxe é o jovem Ruan Pablo, conhecido como Popozinho, atual campeão paulista e brasileiro na categoria peso-mosca, 3° melhor da América do Sul e campeão internacional do Grand Prix Ustí Nad Labem na República Tcheca, título conquistado em abril de 2022.
Fontes:
Redação: Memorial de Cruz das Almas
https://www.youtube.com/watch?v=tHPHiFxGYgU
https://www.youtube.com/watch?v=VFM_V0mUJu4&t=29s
Leia Mais em: www.almanaquecruzalmense.com.br
Aproveite para navegar um pouco mais, conheça sobre o que Cruz das Almas tem de melhor, seu povo e sua história!
Nossa proposta, é a preservação e divulgação da memória histórica e cultural de Cruz das Almas através de acervo digital documental e iconográfico.
Copyright © 2023. Todos os Direitos Reservados ao Memorial de Cruz das Almas – Ba