Cruz das Almas-Ba, 20/01/2025 08:57
Siga, Curta e Compartilhe!

Outras Instituições

Filantrópicas e Lazer

Filantrópicas

memoria de cruz das almas - icone

Rotary Club

memoria de cruz das almas - icone

Maçonaria

memoria de cruz das almas - icone

Lions Clube

memoria de cruz das almas - icone

Associação Pestalozzi

Clubes de Lazer

Tiro de Guerra e Escoteiro

memoria de cruz das almas - icone

Tiro de Guerra TG 06-004

memoria de cruz das almas - icone

Grupo Escoteiro General Edgard

Acesse, Curta e Compartilhe Nossa História

VEJA OUTROS TEMAS

Aproveite para navegar um pouco mais, conheça sobre o que Cruz das Almas tem de melhor, seu povo e sua história!

O Rotary Club de Cruz das Almas faz parte do Distrito 4391 do Rotary International, na região do Estado da Bahia. Fundado em 16 de junho de 1953 e tem sua sede localizada na Rua Prof. Mata Pereira, n°66, Centro.

Seu primeiro presidente foi o engenheiro agrônomo Dr. José Pereira de Miranda Júnior, ex-chefe do Instituto Agronômico do Leste – IAL

Em Cruz das Almas, a Maçonaria  surgiu no ano de 1952, quando um grupo de senhores, liderados por Emmanuel Veiga de Azevedo, Claudemiro Dias Pamponet e Anfilófio Lima de Oliveira, decidiu fundar um Triângulo Maçônico nesta cidade, dando o nome de “Deus e Fraternidade” e tendo sido escolhido o Sr. Emmanuel Veiga de Azevedo para dirigir o Triângulo, no exercício de 1952/53. A loja definitiva foi instalada no dia 19 de maio de 1954, tendo como seu primeiro presidente o Sr. Luiz Vargas Leal.

A sua sede está situada à Rua Augusto José Pereira, n.° 246 e,  ao seu lado, foi construído o Clube da Fraternidade, no início da década de 90. Há alguns anos, organizado e promovido pelos membros da Loja Maçônica local, acontece na cidade o já aguardado e tradicional Natal do Bode, evento de caráter secular e festivo cuja finalidade é arrecadar fundos para obras sociais.

O Lions Clube de Cruz das Almas foi fundado em 7 de setembro de 58 anos

Um clube de voluntários que tem relevantes serviços prestados à comunidade cruzalmense, como por exemplo a construção do Lar dos Idosos, o passo inicial para a construção da Biblioteca Municipal, reforma do Hospital Nossa Senhora do Bom sucesso em tempo passado, etc.

Seu primeiro presidente em Cruz das Almas foi o Dr. Almir Pinto da Cunha Sobrinho.

Fundado em 13 de julho de 1931, o Cruz das Almas Clube foi originado do Clube Cobreiro, onde fazendeiros, donos de armazéns de fumo e homens públicos reuniam-se para  jogar cartas, entre eles o Coronel José Baptista da Fonseca, o Major Alberto Passos e outros. Infelizmente o Cruz das Almas Clube não pode continuar exercendo a sua função, devido a localização próxima a residências e falta de infraestrutura adequada para controle do som.

Muitos cruzalmenses ainda lembram com saudade das músicas de freio e marchinha, dos antigos carnavais, das batalhas de confetes, dos bailes de fantasia, dos festivais de músicas e dos grandes shows que ali foram realizados.

Fundado no início da década de 70, originalmente, o Clube de Campo Laranjeira foi criado por um grupo de empresários e profissionais autônomos bem sucedidos, para ser um espaço amplo, adequado e de alto nível, que possibilitasse a seus membros a oportunidade de participarem de atividades sociais como reuniões, banquetes, bailes e praticarem esportes, como  futebol, futebol de salão, voleibol, basquete, natação, etc.

O destaque do clube, além de sua belíssima arquitetura, da área verde e das suas piscinas, era o  grande lago, com uma ilhota construída artificialmente, que faz parte do complexo. Atualmente, o clube está interditado por conta de questões tributárias e trabalhistas.

Outra curiosidade é que o Clube de Campo Laranjeira foi projetado pelo renomado arquiteto feirense Amélio Amorim.

A Associação Atlética Banco do Brasil em Cruz das Almas foi fundada em 15 de maio de 1965 e tem sua sede à rua Lions Clube, 299, Parque Santa Cruz.

Em plena atividade, o clube oferece ótima infraestrutura como piscinas, quadras de esporte, academia, amplo salão de festas e desenvolve importantes programas socioeducativos como o AABB COMUNIDADE.

O TG 06-004, originalmente chamado de TG 116, foi criado pela Portaria Ministerial nº 115, de 8 de abril de 1952, por iniciativa do Senhor Jorge Guerra, Prefeito Municipal de Cruz das Almas.

A sede do Tiro de Guerra já teve outros endereços aqui em Cruz das Almas. Dentre eles, ocupou o número 47 da Praça da Bandeira; depois mudou-se para a Rua do Jenipapo (Rua J.B. da Fonseca) e, atualmente, a sede denominada Tenente Fonseca,  funciona na Rua José Henrique de Andrade, onde foi construída e inaugurada em  janeiro de 1973, na administração do prefeito Dr. Fernando Carvalho de Araújo.

O Grupo Escoteiro General Edgard da Cruz Cordeiro foi fundado no dia 31 de agosto de 1953 por Carlos Humberto Pires Ferreira, o Chefe Carlos que, trabalhando no Instituto Agronômico do Leste, veio residir em Cruz das Almas.

Com sede na rua Lauro Passos nº 108, na Baixinha da Vitória, um dos lemas do grupo é “uma vez escoteiro, sempre escoteiro”, já que os que participam do escotismo seguem suas leis e a promessa um dia feita por cada um até o fim de suas vidas.